Pelos Caminhos do RS

26 de jul de 20222 min

O impacto do 5G no fenômeno turístico

*Por: Abdon Barretto Filho

IMAGEM ILUSTRATIVA

A Tecnologia é uma das variáveis incontroláveis que pode gerar uma série de ameaças e oportunidades.

Entendê-la e fazer adequações são fundamentais para desenvolver atividades pessoais e profissionais.

O novo sempre vem. Convém salientar, que o

ciclo de vida de qualquer bem e/ou serviço pode

ser interrompido, adaptado, ampliado ou chegar ao fim.

Além disso, pode-se criar um novo produto (bem e/ou serviço) com novo ciclo de vida.

É a realidade do mercado cada vez mais exigente e ávido de novidades, eliminando as funções das pessoas físicas e/ou jurídicas que não entendem ou não que querem entender os avanços tecnológicos e os novos conhecimentos disponibilizados.

É a vida como ela é.

Com a chegada do 5G, quinta geração da internet móvel, capaz de mudar as comunicações como um todo, pela intensidade das conexões e pela capacidade de difusão, o fenômeno turístico deve estar atento às novas possibilidades.

Existem infinitas aplicações no Marketing das Cidades (City Marketing), nas empresas, entidades e eventos dos setores de hospitalidade, hotelaria, rotas, roteiros e relacionamentos, antes, durante e pós vendas.

É óbvio que é indispensável o conhecimento para utilizar a tecnologia aplicada para não perder tempo e dinheiro, sem esquecer que postagens e fotos nas redes sociais entre outras ações inadequadas, podem destruir imagens, posicionamentos e reputações de pessoas físicas e jurídicas.

São desafiantes para os profissionais e consumidores de transportes, hotéis, passeios, restaurantes, museus, entre outros serviços diretos ou indiretos do sistema produtivo do turismo e da hospitalidade.

É o momento de adaptar-se ao 5G e aplicá-lo da melhor maneira possível nas cidades com sinais disponíveis. Infelizmente, algumas cidades ainda não possuem bons sinais de internet.

Mesmo assim, a disponibilidade da internet para a comunidade e os visitantes deve ser avaliada, já que não existem recursos disponíveis para todos investimentos na estruturação da oferta turística.

Por exemplo: é melhor ter um Pórtico na entrada da cidade ou um bom sinal de internet?

Estruturar a oferta, qualificar, promover e distribuir são desafios para os planejadores e gestores atentos às inovações tecnológicas.

Como melhorar o posicionamento da cidade, da empresa ou da entidade, se não há compreensão que estamos em contínuas mudanças impostas pelas variáveis incontroláveis, como a tecnologia?

É aconselhável adaptar-se e incorporar as mudanças, respeitando as conquistas, a ética, os valores, os bons costumes e os relacionamentos com os clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores e comunidades.

São bases indispensáveis nas formatações de estratégias, táticas e operações para manter-se no mercado. O propósito e os objetivos são alcançados com profissionais e profissionalismo, sem neófitos curiosos bem intencionados com miopias: mercadológica e tecnológica.

Será?

Respeitam-se todas as opiniões.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

*Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social

contato@abdonbarrettofilho.com.br

Textos e podcasts em:

www.peloscaminhosdoriogrande.com.br

www.cidadedegramadoonline.com.br

www.abdonbarrettofilho.com.br

_____________________________________

NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?

ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br

CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

______________________________________